Literatura Infantil: Entrevista com a autora do livro " O autor é você"

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Entrevista com a autora do livro " O autor é você"

Palmira  Heine é doutora em Linguística pela Universidade Federal da Bahia, é atualmente professora de Linguística atuando em Universidades. É também autora de livros infantis. Publicou juntamente com Katia Rocha do livro infantil Meu Planeta Azul, e é única autora do livro O pontinho desapontado e do livro O reino todo amarelo. Suas obras são marcadas pela ludicidade e possuem a preocupação com questões ambientais, sociais e educacionais.


Literatura Infantil: Em primeiro lugar quero agradecer a você por ter concedido a entrevista para o blog. Em segundo lugar é um prazer como Contadora de História conhecer novos autores de Literatura Infantil.


Autora Eu é que agradeço pela oportunidade de divulgar meu livro e pelo contato sempre enriquecedor com pessoas que trabalham em prol da literatura.

Literatura Infantil: Conte-nos sobre sua primeira obra Literária: Pontinho desapontado e qual a mensagem que o livro que passar aos leitores?

Autora: O livro O pontinho desapontado, conta, de maneira lúdica, a história de um ponto final que se sentia culpado por terminar as coisas e, por isso, pede à Fada da pontuação para transformá-lo numa vírgula.

Literatura Infantil: No Brasil sabemos que a leitura não é hábito da população geral. Quantos livros em média você lê por mês?

Muita boa a sua pergunta. Além de livros, eu leio  teses, dissertações e artigos, já que sou também professora universitária. Leio muitos  livros da minha área e contos diversos de autores como Marina Colassanti, Luís Fernando Veríssimo, Rubem Alves, meus preferidos. O número varia de acordo com a disponibilidade e necessidade pessoais., não há um número mensal fixo. .

Literatura Infantil: Conte-nos também sobre os outros livros que já publicou?

Publiquei o livro Meu planeta Azul, em parceria com Kátia Rocha. O mesmo foi adotado em diversas escolas de Salvador e falava da importância de preservação do meio ambiente. O livro O reino todo amarelo também falava sobre a importância do respeito às diferenças, a partir da história de um rei que não suportava encarar a diversidade de cores existentes no Reino das Flores, local onde foi governar.


Literatura Infantil: Como surgiu a ideia de escrever esse livro  “ Autor é Você, com páginas em branco,   que devem ser criados com textos dos leitores?

Eu sou professora universitária e estudo exatamente questões sobre produção de textos, discursos e leitura. Em estudos realizados por mim e por outros diversos autores, foi possível perceber que o processo de leitura como é atualmente adotado pela escola, não deixa um espaço amplo para que o sujeito leitor crie seus próprios sentidos. Ao contrário, ele termina repetindo histórias, repetindo textos, mas há pouco espaço para a criatividade e interação direta do leitor com o livro. Então, pensando nisso, tive a ideia de criar esse livro que coloca o pequeno leitor no centro da produção de sentidos, uma vez que ele será o autor de sua própria história.

Literatura Infantil: Quais autores inspiram você escrever?


Da literatura infantil, há Monteiro Lobato, Ana Maria Machado. De contos, gosto muito de Marina Colassanti, Rubem Alves. Gosto de Luís Fernando Veríssimo e seu humor magnífico.  Adoro poesia também.


Literatura Infantil: Você ajudou   na escolha da ilustrações  do livro Autor é você? E como foi o procedimento?

O ilustrador, Wanderley Mayhe tem um trabalho muito bom. Eu não o ajudei, mas fui dando algumas dicas de como queria as ilustrações e ele caprichou.



Literatura Infantil: Qual o papel da leitura para a criança no que diz a respeito a compreensão do mundo a qual ela precisa lidar?

A leitura para as crianças tem uma função lúdica e permite fazer com que ela mergulhe no mundo da imaginação e da criatividade. Além disso, a partir da leitura, as crianças podem adquirir valores que vão desde a necessidade de respeito ao próximo até a importância de uma amizade. Os livros auxiliam na construção dos cidadãos, por isso, a leitura é muito importante.

Literatura Infantil: Um escritor deve manter para sempre seus valores, ou pode mudar de opinião já que sempre ele viaja nas suas escritas.

Essa é uma boa pergunta. Na verdade um escritor deixa sua marca na obra que produz. Assim, o estilo de um escritor é marcado pelo modo como escreve as histórias e pelas características das mesmas. No entanto,  como somos seres em construção que somos, não devemos ter opiniões fixas, devemos sempre estar abertos a novas opniões.

Literatura Infantil: Agradeço seu tempo e sua disponibilidade para responder as perguntas, quais são as suas últimas palavras e como leitor faz para encontrar o seu livro?


Agradeço pela oportunidade de divulgar meu livro no seu blog e espero que ele cumpra a função de fazer com que os pequenos leitores possam interagir diretamente com o livro.

O livro O autor é você foi editado pela Scortecci está à venda nos seguintes locais:





Sorteio: Que tal ganhar um exemplar do livro: O AUTOR É VOCÊ

É bem simples complete a frase. Eu gostaria de ganhar esse livro porque......
Deixe sua frase e envie seu e-mail para rutesb@gmail.com
 Enviarei a autora  para que escolha a melhor resposta o sorteio será dia 12 de outubro.
Bora Participar?

Fonte da imagem: Concedida pela autora do livro

10 comentários:

  1. Rute sempre nos trazendo novidades.
    Querida, sei que estás sumida, por causa do trabalho e viagens com as contações. Sucesso querida
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Gostei de ler a entrevista.
    Sempre com boas novidades. Parabéns

    Beijinho e um dia feliz
    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Rute , que legal amei a entrevista o livro deve ser 10.
    Com certeza , gostaria de ganhar o livro para escrever minha própria história.
    Parabéns a escritora

    ResponderExcluir
  4. Ah, gostaria de ganhar esse livro pela maneira que ele foi planejado
    bjs, parabéns a escritora

    ResponderExcluir
  5. hUM.. uEL, UEL, UEL
    Gostaria de ganha-la para dar a minha neta de presente
    Beijos Rute, amei a entrevista.

    ResponderExcluir
  6. Que saudades querida, gostaria de ganhar esse livro porque com certeza, várias histórias eu teria que contar.
    bjs, parabéns pela entrevista

    ResponderExcluir
  7. Muito bem, gostei de ler..

    Estou por aqui: http://quadrasepensamentos.blogspot.pt/ ...beijinhos e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  8. Amei a entrevista o ganhador deveria ser eu por que é muito bom escrever nossas próprias histórias.
    bjs
    Parabéns Rute

    ResponderExcluir
  9. Rute será que ainda dá tempo?
    Eu deveria ser o ganhador desse livro, porque o autor da minha vida é Deus e com ele faço a minha própria história. bjs

    ResponderExcluir
  10. OBA, QUERO GANHAR
    para escrever uma história sumpimba, com a minha neta.
    beijos Rutinha

    ResponderExcluir

Design by Juliana Garcia