Literatura Infantil: X FESTIVAL A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

X FESTIVAL A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS



No Mês da Criança, Secretaria de Cultura promove o 10° Festival A Arte de Contar Histórias

Evento acontece de 11 a 19 de outubro em bibliotecas públicas, pontos e bosques de leitura, ônibus-biblioteca, praças e centros culturaisAntes da invenção da escrita, a contação de histórias era a única maneira de se passar uma informação adiante. De geração em geração, as vitórias e os fracassos dos povos, que criavam e recriavam heróis, eram transmitidas de pais para filhos. Com o passar dos anos e a evolução da comunicação até hoje em dia, em que as redes sociais são a plataforma preferida, a contação de histórias deu um salto e, atualmente, pode ser feita de muitas maneiras –sua versão mais lúdica, porém, ainda permanece, entretendo e ensinando crianças e adultos. 

A programação das bibliotecas públicas da cidade já conta, todos os meses, com apresentações regulares de narração de contos. Mas todos os anos, em outubro, essa atividade recebe atenção especial durante o Festival A Arte de Contar Histórias, que chega em 2014 a sua décima edição. O evento acontece de 11 a 19 em bibliotecas públicas – inclusive a Mário de Andrade –, pontos e bosques de leitura, ônibus-biblioteca, centros culturais e, nesta edição, também em praças públicas e terminais de ônibus, como Grajaú, Sapopemba e Mercado. 

Assim como em anos anteriores, a abertura será na Biblioteca Temática em Contos da Fadas Hans Christian Andersen (zona leste). No dia 11, às 13h, um cortejo de músicos e atores, do grupo Do Barro de Manoel, circula pela biblioteca e pela praça onde está localizada, recitando e cantando poemas de Manoel de Barros. 

Dentre as novidades desta décima edição estão os espaços públicos, como as praças, que serão ocupadas por atividades. No domingo, dia das crianças, 12 de outubro, o Largo do Paissandu (centro) recebe a programação “Livro livre no Paissandu”, com a narradora Débora Kikuti. A atividade prevê ações de mediação de leitura e uma intervenção artística com a Cia. Teatro de Senhoritas, também baseada na obra de Manoel de Barros. 

Além das contações de histórias, o Festival terá sessões de cinema em diversos locais, shows musicais, saraus, entre outras atrações gratuitas. 

Fonte:http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/noticias/?p=16312

5 comentários:

  1. Obrigada peloa visita no meu cantinho...o seu cantinho eh lindinho... beijos

    ResponderExcluir
  2. Muito bom... Adorei

    Beijo

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Rute!
    A contação de histórias favorece tanto a criança, que ela não deveria ser privada desse exercício da imaginação, raciocínio e pensamento criativo. Fico triste que esses eventos nunca acontecem no Rio.
    Aproveito para te convidar a participar da 9ª Edição do BookCrossing Blogueiro que acontecerá entre os dias 08 a 16 de Novembro.
    Ficarei feliz com a sua participação!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Rute.
    Bem legal, um lindo fds.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir

Design by Juliana Garcia