Literatura Infantil: Todo dia - Eva Furnari

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Todo dia - Eva Furnari

Como o título diz, o livro reune cenas ou situações comuns no cotidiano da criança.Na capa já está o motivo central desse dia-a-dia:brincar. Dai a atração imediata que o livro exerce sobre o espírito infantil. Da visão global da cena(movimentação das figuras, colorido alegre e humor...),o olhar da criança pode ser encaminhado para os detalhes ou para as partes que a compõem(cada um dos brinquedos que estão no caixote, os animais que estão nos quadros, etc.). Todo  o conjunto atuará dinamicamente em seu espírito, pois a linguagem visual, criada pela autora, estabelece relações essenciais , dinâmicas e harmônicas entre diferentes componentes da cena, tendo como eixo temático algo fundamental para as crianças:o brincar.
Aberto o livro, a primeira situação que aparece é a das crianças na cozinha em busca de alimentos. Uma breve frase -" Ai, que fome!" pode servir  de motivo para o adulto interagir com a criança com a situação ali narrada pela ilustração.
Como se vê, a situação escolhida também se constrói em torno  de um eixo temático que corresponde a uma necessidade básicas do ser humano:o comer.

Autores: Eva Furnari
Editora: ática
Edição: 10
Idioma: Português
Ano de publicação: 2000
Número de páginas: 16
Fonte: Livro Literatura Infantil
Autora:Nelly Novais Coelho, pg.200

3 comentários:

  1. Una Magnífica dica para un Libro que es imprescindible para aprender un comportamiento con las crianças y viceversa, las crianças con los Adultos.
    Muy buena Recomendación.
    Abraços e beijos.

    ResponderExcluir
  2. Rute que lindo seu blog. Quanto cobras em uma contação? Gostaria de convida-la para contar história aqui na escola onde trabalho. Enviei um e-mail a vc
    Abraço
    Monica

    ResponderExcluir
  3. Olá!Boa noite
    Rute
    ...não li esse livro, mas conheço as obras de Eva Furnari, e eu penso que a criança necessita muito do lúdico para se sentir atraída por uma leitura, seja através de imagens ou ilustrações, ou uma breve frase.
    Muito bela dica!
    simmm, eu aguardo o tempo que precisar, temos todo o tempo para divulgar.
    Obrigado
    Belo final de semana
    Beijos

    ResponderExcluir

Design by Juliana Garcia