Literatura Infantil: Contar ou ler uma História

terça-feira, 7 de maio de 2013

Contar ou ler uma História


IMAGEM DO GOOGLE

A história não deve ser contada e sim narrada. Narrar a história, ao invés de ler, é mais aconchegante, há uma interação maior entre o narrador e o ouvinte. A maioria dos autores que tratam da narração de histórias para criança aconselha que esta deve ser narrada e não lida.


Sem o livro o narrador, pode-se a permitir a comentários e realçar dados, incentivados a criatividade do narrador. Induzindo valores que se deseja abordar ou mesmo para dar um colorido ou um humor na história. Não precisa ser dessa forma, existem autores com uma narrativa preciosa, a qual vale a pena ser trasmitido exatamente para não perder a graça peculiar.

Após a escolha , o passo seguinte do narrador será decidir se irá ler ou contar com suas palavras.



Texto Base: Técnicas de Contar Histórias para os Pais contarem aos seus Filhos

3 comentários:

  1. É VERDADE. É PRECISO FAZER UMA ESCOLHA, HÁ MOMENTOS QUE COM UMA BOA LEITURA A HISTÓRIA FICA RICA COM TODOS OS DETALHES DESCRITO PELO AUTOR AS VEZES, NÃO. GOSTO E EXPERIMENTO TODAS AS MANEIRAS POSSÍVEIS.
    ABRAÇOS
    TEREZINHA GUIMARÃES

    ResponderExcluir
  2. É VERDADE. É PRECISO FAZER UMA ESCOLHA, HÁ MOMENTOS QUE COM UMA BOA LEITURA A HISTÓRIA FICA RICA COM TODOS OS DETALHES DESCRITO PELO AUTOR AS VEZES, NÃO. GOSTO E EXPERIMENTO TODAS AS MANEIRAS POSSÍVEIS.
    ABRAÇOS
    TEREZINHA GUIMARÃES

    ResponderExcluir
  3. Oi, Rute!!
    A criança gosta do olho no olho e sente a variação da emoção em nossa voz. Não uso técnicas para contar história e o grupo é reduzido. Em geral escolho livros com muitas imagens e as crianças ficam em círculo, cada página que leio, mostro para elas e comentamos todos através da imagem. Gosto muito de ouvir o que elas tem a dizer. Mas tudo o que faço é instintivo. Não sou contadora de história profissional :) Apenas me distraio com as crianças e espero que elas estejam também se distraindo com as histórias contadas.
    Vou tentar seguir seus conselhos!
    Beijus,

    ResponderExcluir

Design by Juliana Garcia