Literatura Infantil: Entrevistada por Aline do blog: Educar com amor faz a diferença

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Entrevistada por Aline do blog: Educar com amor faz a diferença

Como proposta de trabalho de disciplina de Educação de Comunicação e Mídias o professor WOLNEY orientou o grupo de alunas a escolher um blog interessante e analissasse sobre sua ferramentas tecnólogicas na Educação.
Aline entrou em contato comigo , fiquei muito agradecida pela escolha do meu blog , e contente em responder suas perguntas, que segue abaixo.
Aline- Rute qual seu público alvo?
Rute- Primeiro as crianças depois os adultos .

Aline- O que você faz para atingir seu público?
Rute-Amo contar história com fantoches e um dos recursos é esse, confesso que criança se apaixona e adulto não fica atrás.

Aline-Como surgiu a idéia do tema do blog Literatura Infantil?
Rute- Sempre comentava na pós sobre minhas apresentações em palestras, festas de aniversários, igrejas, escolas, cursos de formação em faculdade, workshop, etc... E quando o professor, falou em criarmos um blog, não pensei duas vezes o nome seria Literatura Infantil.

Aline- Como você desenvolve seu trabalho como contadora de história?
Rute-O meu trabalho é desenvolvido em creches, abrigos, orfanatos, hospitais( setor pediatria), igrejas- voluntariado e outras contações em workshop, festas de aniversários, faculdades, colégios, etc...

Aline-Quais recursos você utiliza para atrair a atenção do seu público?
Rute-Depende da história a ser contada posso usar como recursos: fantoches, fantasias, avental mágico, teatro de sombra, música, dobradura, tapete mágico, bonecos articulados e mudanças de entonação de voz.

Aline-Quando você começou a se interessar por literatura infantil?
Rute-Aos seis anos quando ganhei meu primeiro livro de Literatura Infantil "Branca de Neve e os sete anões".

Aline-Quando você era criança era estimulada a ler e ouvir histórias e contos infantis?
Rute-Sim meu primeiro livro de literatura infantil foi "Branca de Neve e os Sete Anões". Desde então minha preferência eram livros do que brinquedos em aniversários ou natal.

Aline-E na faculdade, houve algum professor que estimulou seu interesse em trabalhar literatura infantil?
Rute-Sim a professora Rita Couto, sua disciplina na pós-graduação era literatura infantil, me ajudou com dicas e indicações de livros sobre literatura. Foi minha orientadora para defender minha tese que foi: Contar Histórias: Uma estratégia para o desenvolvimento do Letramento Literário.

Aline-Porque trabalhar com contação de História?
Rute-Simplesmente por ser o início da aprendizagem para que o ser em formação torne-se um leitor atento, sensível e apto a trilhar caminho de descoberta e compreensão do mundo.
O grande segredo de tudo isso é trabalhar imaginação e fantasia.

Aline-O que você vê como fundamental para formação de professores hoje em dia?
Rute-São os grande os desafios que o profissional docente enfrenta, mas manter-se atualizado e desenvolver práticas pedagógicas eficientes, é fundamental para a formação do professor.

Palavras da Aline: Rute aproveitamos muito sua entrevista e agradecemos de coração a atenção
e o tempo dedicado a nós, que seu trabalho continue sendo reconhecido e respeitado.
Obrigada Aline pelo carinho, estou a disposição para qualquer dúvida que tenham, foi um prazer dar entrevista a vocês. Grande Beijo!!!
Rute Beserra!!
Conheçam o blog da Aline http://alinesonhoearte.blogspot.com/2011/11/entrevista-com-rute-beserra-do-blog.html
 

10 comentários:

  1. Rute parabéns linda pelo seu trabalho e dedicação.

    Fica muito linda de cabelos claros.
    Beijos
    Joás

    ResponderExcluir
  2. Oi Joás, a quanto tempo meu amigo,tudo bem com vc?

    Você me conhece sou uma camaleoa, com o meu cabelo , pinto- os de loiro, vermelho, castanho, preto, etc...
    Afff! Ainda bem que não cai, rsrs.....
    Beijo meu querido obrigada pela sua visita ao meu blog
    Beijos de saudades.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns sempre pelo seu trabalho minha amiga,,,é sempre muito lindo...bela entrevista...beijos de bom final de semana.

    ResponderExcluir
  4. Pode deixar Rute que quando precisar entro em contato. Adorei seu trabalho e admiro muito sua iniciativa pois a formação de bons leitores se dá também quando motivamos as crianças a ouvirem histórias. Que Deus continue te abençoando sempre, bjim de ♥
    Aline

    ResponderExcluir
  5. Obrigada meu querido amigo Everson, pelo carinho!Beijos

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelo convite e o carinho
    Aline.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Um bom sábado pra ti minha amiga querida,,,recheado de bons acontecimentos e muita poesia...beijos e beijos.

    ResponderExcluir
  8. Rute,

    Através da entrevista que Aline lhe fez, ficamos sabemos um pouco da sua carreira e de como é seu trabalho propriamente dito.


    Parabéns!

    Beijos e ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  9. Obrigada meu querido Valdeir pelo carinho!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Nada melhor e emitir o amor para as pessoas pricipalmente as criancinhas.

    Mensagens de Amor

    ResponderExcluir

Design by Juliana Garcia