Literatura Infantil: julho 2010

sábado, 31 de julho de 2010

A criação do mundo e a destruição, da mão do homem na natureza que Deus criou!


































Esse foi o tema escolhido para ser contada na igreja Presbiteriana. " Contei sobre a criação do mundo, mas esse mundo não se encontra da maneira que Deus criou, porque o homem tem destruido para seu benefício próprio. O Meio Ambiente aonde vivemos é uma manisfestação de transformação da natureza e da própria sociedade. As crianças de hoje são geração do futuro, e devem ter consiência da mudança."
Crianças amei ser convidada para participar com vocês no encontro de férias, na igreja ao qual frequentam.
Muito obrigada, grande beijos a todos que participaram.
Aos queridos amigos blogueiros e leitores desejo-lhes,ótimo final de semana!
Rute Beserra.
Imagem: Foto Arquivo Pessoal

sábado, 24 de julho de 2010

Cenário para Contação de História











































































Quem acompanha Literatura Infantil,sabem que além de pedagoga sou contadora de história nas aulas vagas.Conto histórias em : igreja, festas de aniversários, workshop,oficinas, palestras, congresso, etc..etc...Onde me convidam, havendo possiblidade de ir, eu vou.Todas as vezes que tenho contação de histórias não tendo material adequado para a contação ao qual me convidam,recorro a minha querida amiga Márcia Hangai, para montar cenários, fantoches, bonecos etc....

Com folha e papel na mão, rabisco ali, apago aqui,amasso folha, e começo tudo de novo ,quando tudo está pronto passo meu esboço para Márcia, ao qual ela confecciona o cenário apresentado na folha.

Olha que lindo que ficou(vide fotos acima) o cenário de contação de hoje. Ao qual o título é: "A criação de Deus, e destruição da mão do homem na natureza que Deus criou".

Conforme vou contado a história vou montado o cenário. Olha que interessante saindo fumaça e resíduos do cano da fábrica, poluíndo o ar e matando os peixes. A casa perto da encosta, o barro cobre a casa, etc..

Márcia Hangai, minha querida amiga, mais uma vez :Meu muito obrigada, por me atender com os meus esboços, para montar cenários para contação, obrigada de verdade pelo carinho, e paciência das vezes que mudo algo depois de pronto, rsrs....

Para dizer-lhe o quanto fiquei feliz e gostei o que confeccionou , em sua homenagem posto fotos do seu trabalho para amigos visualizarem.

OBRIGADA!!!!

Ah,logo postarei fotos dessa contação aqui no blog.

Beijinhos a todos, ótimo final de semana.

Rute Beserra.
Imagem: Foto Arquivo Pessoal

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Quarta-feira: Respondendo na Literatura -14


E-mail: Oi Rute tudo bem?
Meu nome é Karina, eu também sou professora de(educação infantil) e estou fazendo pós-graduação "A arte de contar histórias".
Pesquisando na INTERNET, sobre esse tema para minha monografia, encontrei seu blog e li que você fez uma monografia a esse respeito e depois de pronta ia publicá-la no site. Contudo não encontrei. Se você pudesse, me mandar para que eu tivesse uma idéia, pois estou completamente perdida nesse assunto, não sei por onde começar hehe....
Desde Já agradeço e aguardo sua ajuda
Deus lhe pague!
Abraços,Karina.
-----------------------------------------------------------------------------
rute beserra para Karina responder mostrar detalhes 16 jul(5 dias atrás)
Boa tarde, Karina!
Sim estou bem, obrigada. E você como está?
A tese da monografia do curso da pós-graduação (2008)foi sobre contar histórias(Contar Histórias:Uma Estratégia para o desenvolvimento do Letramento Literário).
Postei alguns artigos sobre a monografia na Literatura Infantil, olhando com mais calma verá que tem postagens, falando sobre o assunto.
Não postarei tudo, porque já encontrei o mesmo artigo (meu artigo) com assinatura de outras pessoas. Como se a pessoa tivesse feito.Tanto que registrei minha monografia com Direitos Autorais Reservados. Por isso ao copiar ou usar, como pesquisa algum artigo da monografia POR FAVOR, não esqueça de colocar meu nome e aonde se encontra o conteúdo.
Estou a sua disposição para qualquer dúvida que tenha!
Um abraço!
Rute.
----------------------------------------------------------------------------
OBS: Tenho recebido e-mails como esse que recebi da Karina , de leitores pedindo ajuda para fazer suas monografias, referente a contação de histórias. Como disse estou a disposição para ajudá-la ou ajudá-los em qualquer dúvida que tenham. Principalmente em relação de livros referente ao assunto.
Todas Universidades tem professor orientador sobre Tcc, Monografia, etc... Tenho certeza que eles serão de grande ajuda. Obrigada por enviarem e -mail , sejam sempre bem vindos a Literatura Infantil.
Beijinhos a todos!

terça-feira, 20 de julho de 2010

O Contador de História: Uma nova profissão?


Ilustração : Ralph Gehre
A figura do contador de histórias reapareceu com grande vigor nas últimas décadas do século XX.
Havendo um boom, com ampliação de números de pessoas interessadas a aprender técnicas dessa ocupação.
Além disso, há uma nova demanda, principalmente das instituições escolares pela "contação de história"(referente ao ato de contar histórias), abre-se um espaço no currículo escolar para um horário próprio para essa atividade.
Há ainda um estímulo para a capacitação de professores e bibliotecários escolares, incorpararem essa prática no seu cotidiano e, não raro contratam-se pessoas especialmente dedicadas a realizar essa tarefa.
Barcelos e Neves(1995), afirmam que a criança que ouve história com frequência educa sua atenção, desenvolve sua linguagem oral e escrita, amplia seu vocabulário e principalmente, aprende procurar nos livors novas histórias para o seu entretenimento.
Fonte: Felicia de Oliveira. Artigo.fleck@yahoo.com.br
Mestrada em Ciência de Informação PGCIN/UFSC

domingo, 18 de julho de 2010

Manuscrito

Imagem : www.qdivertido.com.br/desenhos.php

Ela não entendia, o porque não era bem aceita entre as suas amigas da sala.
Quando chegava perto de uma delas , vizualizava que uma ou outra ria.
Ela não era aquela belezura , como as meninas da sala, todas magras, altas com cabelos lindos e esvoaçantes. Mas era uma garota gordinha, muito simpática e sorridente.
Um dia após a aula de educação física, todas meninas estavam no vestiário feminino. Umas tomando banho, outras se arrumando para irem embora.
Ela entrou batendo palmas, chamando atenção para si.
__Hein garota tá louca, batendo palmas? (houve um certo riso aqui outro ali) .
__Não... não estou louca, gostaria de saber o porque , sempre riem de mim? Não vejo nenhuma diferença... porque sou mais cheinha? O padrão de beleza está nos olhos de quem vê.
Sou muito feliz assim, (tá certo que ela se matava nos regimes, mas não ia dizer né?), e gostaria de ser respeitada como tal.
Todas ficaram em silêncio. Quando uma das garotas disse:
__Meninas, o que ela disse é verdade, não somos nenhuma barbie, devemos aceitar as pessoas como elas são, gordas, magras, altas, baixas. Respeitando cada um suas diferenças.
Pediram desculpas a garota, e ela passou o ginásio e o colegial, muitos feliz com suas amigas e amigos sem nenhum preconceito contra a sua pessoa
Está certo que no ensino médio, após várias dietas ela estava muito magrinha.
Quem a encontra diz que está linda.
Ela o que diz?
Apenas ri, e pensa:
__A beleza está nos olhos de quem vê!

Título: Meus Manuscritos
Tema:Preciso ser igual a Barbie?Autora: Rute Beserra

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Coleção Ciranda das Diferenças




A coleção ciranda das diferenças é uma coleção de livros que nos convida a um novo olhar sobre as diferenças despertando reflexão de todos.
Contém 10 livros + 10 CD-ROM
Recomendo a todos.
Autora: Marcia Honora
Coordenação do Projeto: Clécia A. Buchweitz
Ilustrações e Diagramação:Index Art & Studio
Ed. Ciranda Cultural
Livros:
A família, sol, lá, si.
O canto de Bento.
Dognaldo e sua nova situação.
Uma amiga diferente.
O charme de Tuca.
O problema da centopéia Zila.
Nem todas as girafas são iguais.
A escola da tia Maristela.
Uma formiga especial.
Uma tartaruga a mil por hora.
"Temos o direito a sermos iguais quando a diferença nos inferioriza.
Temos o direito a sermos diferentes quando a igualdade nos descaracteriza. As pessoas querem ser iguais, mas querem respeitadas suas diferenças. Ou seja, querem participar, mas querem também que suas diferenças sejam reconhecidas e respeitadas." Boaventura de Souza Santos
Desejo a todos um ótimo final de semana!

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Quarta-Feira: Respondendo na Literatura-13


E-mail:

Olá Rute, desde já lhe agradeço pela resposta.Sou a Ana, já lhe enviei um e-mail para você
e você respondeu obrigada! Gostaria de saber o que seria essa caixa supresa que você usou no seu Workshop de Contação de História.
responder rute beserra mostrar detalhes 30 jun (14 dias atrás)
Olá Ana, como vai?
Obrigada por sempre acompanhar a Literatura Infantil. Agradeço fique atenta, responderei.
Beijinhos a vc!
Caixa-supresa
O contador de história apresenta seu trabalho por meio de espetáulos de narração oral,perfomances artísticas elaboradas com domínios de técnicas corporais e vários critérios de seleção para escolhas de histórias.
Na apresentação do Workshop, realizei várias atividades. E uma dessas atividades é a caixa supresa, aonde dentro e fora dela havia vários objetos (vide foto acima).
Ao apresentar os objetos,foi pedido aos participantes que escolhesse um objeto e recontasse ou contasse uma história conforme as suas significações.
E esses objetos, teriam outros significados. Ex; uma tartaruga, seria um avião.
Regina Machado contadora de história chama essa troca de personagens como " vira olhos" aonde imagina e projeta no objeto as possibilidades deste ser o seu personagem.
No workshop surgiram histórias riquissímas com mudanças de objetos. Se para um a tartaruga era um avião, para outro era um fusca.
Você como professora do EJA pode usar essa técnica com seus alunos, tenho certeza que "virar o olho" surgira histórias com significações e criações de novas imagens.
Ana, espero ter respondido sua pergunta, qualquer dúvida estou a sua disposição.
Seja sempre Bem vinda a Literatura Infantil.
Beijinhos a você.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Pagando Mico


IMAGEM: www.zaroio.com.br/br/imagem/5605/desenhos

Nunca vou esquecer esse micaço que aconteceu comigo, no teatro.
Fui assistir uma peça de teatro com colegas da faculdade. Logo na entrada uma placa"Favor desligar o celular".
Como estava esperando uma ligação, deixei-o ligado, certa que a pessoa não ligaria no horário do espetáculo.
Lá estou assistindo a peça, a platéia em silêncio...
Quando o autor grita bem alto:
_Naquele momento es que...(antes que ele terminasse a fala ,a campainha do meu celular começa a tocar a música do filme Missão Impossível).
_Tam, tam, tam, tam, tam(detalhe o toque era bem alto). Todos da platéia pensaram que a música, fizesse parte da peça. Morta de vergonha não sabendo aonde esconder o rosto,deixei tocar até o final. O autor no palco esperou terminar a música, quando essa acabou :
_Naquele momento es que...(antes que terminasse a fala, meu amigo gritou:
_O celular da Rute começa tocar Missão Impossível!
Todos deram risada.
Quem estava na frente olhavam para trás para ver quem era Rute.
E viram né..... (monte de dedinhos apontavam a mim). Eu toda sem graça, desliguei o celular .
_Desculpe-me ..
Nem preciso dizer que, o autor fez cara feia (feia nada, parecia que ia me fuzilar com os olhos, toda vez que me olhava).
Fazer o que? Acontece....rsrsrs......
Aprendi a lição, teatro cinema,ou qualquer lugar que tenha placa "Favor desligar Celular" , deixo-o no vibra-call.
Pagar um mico desses só se for um KING KONG. rsrsrs.........

Pagar mico:vergonha, vexame, estar mal informada, dar um fora

E você leitor , já pagou mico?

OBS:Essa postagem participou da blogagem coletiva , ano 2009 no blog da querida Raquel- Kriativa Blog (Pagando Mico)



domingo, 11 de julho de 2010

Barulho no sotão

Era um casarão abandonado no final da rua, todos que passavam na frente,se arrepiavam ao imaginar o que, ou quem se escondia lá dentro.
Bola, Tuca, Cabeção eram três amigos que passavam na frente do portão do casarão para irem ao colégio.
-Um dia entro nesse casarão para abrir aquela janelinha lá no alto. disse Tuca,(apontando para uma janela do sotão que ficava perto do telhado).
_Eu que não sou bobo de entrar ai, disse o Bola suando frio.
Ao olhar para trás, viu a janelinha do sotão aberta,virou para frente, olhou de novo e a janelinha estava fechada, nada comentou aos amigos para não assustá-los.
No outro dia, Tuca resolveu que na sexta-feira a noite, iriam entrar naquela casa para descobrir o mistério, todos falavam que uma velha morava naquele casarão, a criança que batesse na porta entrava e não saia.Tuca queria resolver esse mistério.
No dia combinado, ao irem para o colégio,os amigos observaram que o portão do casarão estava aberto.
Tuca o mais valente, correu para porta do casarão, seguido pelo Bola e Cabeção.
_Olá, tem alguém em casa? perguntou Tuca
___Uhhhhh!Tem alguém aiiiiiiii! disse Bola tremendo.
Ouviram um barulho no alto da escada. Todos se voltaram para a escada. Tuca disse:_Vamos subir pessoal!
_Vão vocês eu fico por aqui, o combinado era entrar no casarão a noite e não de dia! -Disse Bola correndo para porta.
Tuca e Cabeção , subiram as escadas devagar e o barulho cada vez mais perto e forte.
O barulho vinha do sotão, ao chegarem na porta, a porta se abriu sozinha e.........
_AIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII..................
O que viram?
Não sabemos, os garotos não voltaram para nos contar
E o Bola?
Esse saiu correndo para fora , nunca mais passou perto do casarão, quando perguntam a ele o que acha que aconteceu com os amigos ele diz:
_Prefiro não comentar!!!!!!
kkkkkkkkkkkkkkkk(dá uma risada sinistra!!!)
Titulo:Barulho no sotão(meus manuscritos)
Autora:Rute Beserra

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Promoção Uivo da Loba









O blog:
http://uivodaloba.blogspot.com/
da querida amiga Valéria, esta completando um ano de vida no dia 12 de julho.Para comemorar essa data, ela está fazendo uma promoção que irá do dia 05/07/10 até 30/07/10, quem ganha o presente ,são os leitores.Fará um sorteio do livro "Melancia de Mariam Keyes.
As regras são as seguintes:
_Levar o selo promoção de aniversário, posta-lo em seu blog e avisar aqui mesmo na alcatéia(o selo acima).
Somente moradores em territórios nacional serão participantes.
Farei o sorteio no dia 30/07/10 e postarei aqui mesmo dizendo quem foi o vencedor.
Não é necessário ser seguidor do blog para participar, apenas me avise e coloque o link de seu blog para que eu possa entrar em contato.
Enviarei o livro para o endereço da pessoa.
Responder a uma simples pergunta...
_Qual foi o maior gesto de caridade que você fez para alguém???


Estava saindo da lanchonete Mc Donalds, quando uma criança aproximou-se pedindo um lanche. Disse a ele que pagaria o lanche, e o convidei para entrar.
Pediu-me para esperar uns minutos e saiu correndo. Voltando 5 minutos depois com uma senhora e três crianças.
___Moça são meus irmãos e minha mãe, pode dar lanche a eles também?
Olhei para aquela senhora com o rosto muito bonito porém muito sofrido. Cumprimentei-a e os convidei para entrar na lanchonete. Muitas pessoas ficaram olhando , aquela senhora e seus filhos sujos. Reservei uma mesa a eles e disse que poderia pedir o lanche.
Envergonhados , ou talvez não sabendo que pedi. O menino pediu minha ajuda. O lanche escolhido...... todos sentaram á mesa e começaram a comer bem devagarzinho como se não quissesse que acabasse o lanche. Conheci um pouco da vida daquela senhora e de seus filhos. Ao terminarem de comer, sairam sem antes me agradecer:
__Deus lhe pague moça!
__Amém .
Espero que ela tenha realmente saido da rua, (como disse na conversa) .



Beijinhos Valéria, parabéns pelo aniversário do seu blog!



quarta-feira, 7 de julho de 2010

Quarta-feira: Respondendo na Literatura- 12


E-mail:Conheci seu blog através de um amigo blogueiro. Parabéns pelo conteúdo rico ao qual se apresenta.Sou
Voluntária em um hospital na ala da Pediatria. Gostaria de algumas Dicas para trabalhar uma história.
Desde já lhe agradeço, beijos.
Lara.
Responder rute beserra mostrar detalhes 19:30 (24 jun) Obrigada Lara, pelo e-mail carinhoso.
Seja sempre bem vinda a Literatura Infantil. Aguarde logo postarei sua resposta. Fique atenta na Literatura. Beijos!
Dicas para se Trabalhar uma História
Programe uma atividade de introdução da história;
Crie curiosidade, interesse e desejo de ouvir;
O momento tem que ser especial para a criança, algo mágico;
Repita sempre a leitura, não troque as palavras;
Use a imaginação, varie local para contar a história;
Ilustre a história com as crianças mesmo que elas não saibam ler;
Explore os personagens;
Construa cenários na altura da criança, os cenários devem possibilitar a narrativa da história.
Agora é a vez das crianças apresentarem a história com o cenário pronto.
Faça uma lembrançinha com as crianças em referência a história para serem levadas para casa.
Lara, essas atividades não são feitas tudo de uma vez. E sim uma de cada vez. As crianças adoram, incentiva a imaginação dos pequenos.
No ano passado na instituição ao qual trabalho, realizamos projeto Conto de Fadas, usei essas dicas que passei a você.
O retorno é maravilhoso. As crianças constroem um vínculo afetivo com a história.
Espero ter respondido sua pergunta, obrigada por acompanhar a Literatura, qualquer dúvida estou a disposição!
Beijinhos a você.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Selos- Agradecimentos

Agradeço os e-mail recebidos e os comentários dos queridos amigos leitores e blogueiros sugerindo-me o selos em referência a literatura infantil, para promoção de aniversário de 3 anos do blog .Os selos mais sugeridos foi feito uma enquete ao qual coloquei ao lado da página. Mas uma vez conto com o voto de vocês. O selo escolhido farei a promoção em novembro.

OBRIGADA!
Beijinhos a todos!!!

domingo, 4 de julho de 2010

Promoção:Literatura Infantil-3 ANOS




Queridos amigos blogueiros e leitores daqui a 5 meses, o blog Literatura Infantil estará completando 3 anos no ar.
Através dele conheci amigos(as) maravilhosos, mesmo não conhecendo-os pessoalmente e sim virtualmente, já teêm um cantinho especial no meu coração.
Quando a Literatura completou 2 anos ,quem ganhou presentes foi amigos leitores (blogueiros).
"Literatura Infantil completará dois anos e quem ganha presente são os leitores ,os queridos(as) amigos(as), escolhe um dos selinhos e coloquem no seu blog. Ao inserir o selinho no blog, responda essa pergunta no comentário do post com seu nome e endereço do blog. Qual o livro de Literatura infantil, você mais gosta?" http://rute-rute.blogspot.com/2009/11/promocao-de-aniversario-2-anos_15.html Dessa vez quero incluir também os leitores que enviam e-mails referente ao blog.
No aniversário de dois anos o selinho foi branca de neve e os três porquinhos, (foto acima) no aniversário de três anos, peço ajudo dos amigos.Qual selo os amigos sugerem?Lembrando que os selos tem que ter referência a literatura infantil.Os selos mais sugeridos farei uma enquete, colocando ao lado dá página, para ser escolhido um.
O selo escolhido farei a promoção.
Posso contar com amigos blogueiros e leitores?
Qual selo os amigos sugerem?
Beijinhos a todos!

Rute Beserra.


Design by Juliana Garcia