Literatura Infantil: Diferença de Dedoche e Andoche

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Diferença de Dedoche e Andoche




Na contação de história, sempre uso vários recursos, já citei muitos exemplos aqui.
"Hoje venho falar a vocês sobre o andoche que é uma variação do dedoche que, por sua vez, é uma fariação do fantoche. Ou seja enquanto o fantoche é manipulado pela mão do narrador como se fosse uma luva, o dedoche ´manipulado apenas por um dos dedos de um a mão do narrador.
O andoche é quase um dedoche, ele tem corpo que permite ao narrador colocar dois dedos, fazendo as vezes de suas perans. Através do movimento dos dedos, o boneco parece que está andando e, daí veio este nome pelas crianças:andoche."
Boa história!
Andoche-vide foto acima menor
Dedoche-vide foto acima maior
Fonte: Técnicas de contar histórias para os pais contarem aos filhos

4 comentários:

  1. Sabe que lembro de Dedoche, vem a minha cabeça, aqueles dedoche do Castelo Ra-Tim-Bu... Hehehehe... Assistia muitoooooooo... Até hoje ainda me pego assistindo...

    Bjuxxxx meu amor...

    ResponderExcluir
  2. Oie Rute,obrigada pelo carinho de sempre!
    Para você colocar o nome nas fotos é simples, eu uso o Paint e o adobe photoshop, mas o paint é bem mais facil paa escrever em cima da foto e mudar o tamanho dela tambem.
    Você salva a foto que vai usar no seu pc, depois abre a foto clica nela com o dedo direito e vai na linha escrito- Abrir com Paint-
    Pronto, depois de aberto você vai ver que é facil, o próprio programa te da as dicas para mexer, depois é só salvar de novo e esta pronta para ser usada.
    Tente e se encontrar dificuldades me avisa e eu tento te ajudar melhor.
    Beijossssss e boa sorte.

    ResponderExcluir
  3. parabens pelo teu blog!!
    aproveito pra te convidar pra minha troquinha!!
    bj

    ResponderExcluir

Design by Juliana Garcia