Literatura Infantil: Porque o Avestruz macho choca os ovos?

sábado, 21 de agosto de 2010

Porque o Avestruz macho choca os ovos?


Imagem do GOOGLE
No tempo em que somente os bichos habitavam a terra, a mulher do avestruz estava chocando os ovos. Quando chegou a ora, nasceram três avestruzinhos lindos.Dona Avestruz, porém adoeceu. Seu marido foi a fármacia de seu Cabrito comprar um remédio para a mulher que não podia sair de casa, pois estava muito fraca e ainda havia mais alguns ovos para chocar.
No caminho, passou pelo bar bar do seu Macaco. Lá estava tendo uma festa daquelas!Havia chegado o Jabuti, tocador de gaita, e todos estavam festejando. O avestruz não resistiu e acabou ficando por lá.A festa se animou tanto que o avestruz só saiu de lá no dia seguinte, quando o sol estava alto.
Foi aí que se lembrou da mulher. Correu até a fármacia, comprou o remédio e voltou o mais depressa que pôde. Mas, quando chegou em casa, a sua mulher tinha morrido. Louco de remorso, o avestruz pôs-se sobre os ovos para terminar de chocá-los Algum tempo depois, nasceram os filhotes ,mas piando muito tristes, porque não tinham mãe.
E foi a partir daí, para que nunca mais se esquecessem dos deveres da família-que os avestruzes passaram a chocar os ovos, isto é, o macho é quem choca, e não a fêmea. É a mesma coisa num galinheiro o galo fosse para o choco e a galinha ficasse só cantando e ciscando o dia inteiro.
Fonte: Tradição Oral do Brasil.

14 comentários:

  1. Olá querida, não sabia que avestruz chocava o ovo da avestrua não, rsrs....
    Legal saber disso.
    Beijos Linda
    Carlos Eduardo!

    ResponderExcluir
  2. Olá Rute,

    seu blog como sempre continua excelente! Parabéns. Por outro lado, a vida dos animais nos mostram metáforas muito significativa em nossas vidas Humanas> em alguns casos temos que aprender com os animais. bjs...

    ResponderExcluir
  3. Legal...interessante isso,,,não tenho certeza,,,mas os pinguins tambem né? beijos de otimo domingo e uma linda semana pra ti querida.

    ResponderExcluir
  4. Rute, querida amamos sua participação ontem a tarde, aqui conosco. Parabéns, minha linda, continue sendo essa pessoa meiga, carinhosa, comunicativa, participativa e humilde que és.
    Nossa vc não imagina como as crianças ficaram encantadas com os seus bonecos.
    Só tenho que agradecer a Deus por ter proporcionado a mim a te conhecer e poder sempre contar contigo. Obrigado.

    Agora uma frase de tiete de fã. "Que moça bonita , és pessoalmente hein? rrsrsrs....
    Beijos e abraços querida
    Manuel P. Rivas

    ResponderExcluir
  5. Olá Morena linda.
    Posso lhe desejar um belo dia de domingo?rsrsrs.....
    Flor desejo um ótimo domingo. Cada dia seu blog mais encantador como vc.
    Bjs
    Raphael!

    ResponderExcluir
  6. Nossa Manuel , me deixaste sem graça por tantos elogios. Obrigada querido, conte sempre comigo tá. Fiquei em feliz em saber que as crianças gostaram das apresentações.
    Amei todos também, obrigada por me receberam tão bem, me senti em casa. Um grande beijo no coração de todas as crianças, no seu e de todas pessoas queridas que estavam lá.
    Ah, depois me envie as fotos tá.

    Beijos, ótimo domingo a vc.
    Rute Beserra.

    ResponderExcluir
  7. Até no reino animal o macho não consegue resistir a uma noitada!!! Rsrsrsrs. Tirando a piada, é um bela história e acho muito lindo a responsabilidade de um pai em relação aos filhos. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Uma segunda feira cheia de carinho e paz pra ti querida,,,,beijos e otima semana tamben.

    ResponderExcluir
  9. Oie, bom dia !!!
    Tem um presentinho para você no meu blog, pega la que é seu com muito carinho.
    Beijosssss

    ResponderExcluir
  10. Esse avestruz macho lembra muitos homens que se encontram por aí, no sentido de ir comprar o remédio, mas no primeiro rabo de saia, muda a direção...

    Adorei a historinha...

    Bjuxxxx my love...

    ResponderExcluir
  11. Será que é a única espécie do universo em que o macho fica grávido? (rs*) Boa semana! Beijus,

    ResponderExcluir
  12. Rute querida,
    estou passando por aqui pra agradecer o carinho e dizer que vocês me ajudaram bastante com palavras tão doces... muito obrigada mesmo e linda semana pra voce
    Márcia

    ResponderExcluir
  13. Um beijo carinhoso de bom dia pra ti querida.

    ResponderExcluir
  14. Gostei, bem interessante a história!

    abraços!

    ResponderExcluir

Design by Juliana Garcia