Literatura Infantil: Respondendo na Literatura Infantil-5

sábado, 15 de maio de 2010

Respondendo na Literatura Infantil-5


Recebi um e-mail anônimo elogiando Literatura (obrigada) e perguntando-me se conheço um livro, de poesia para criança. Um dos livros de poesia que fez grande sucesso nos anos 70 foi a Arca de Nóe, de Vinícius de Moraes. Além de divertir o leitor, estimula a inventar diversos sons.
O Pato
Lá vem o pato/Pata aqui, pata acolá/Lá vem o Pato/Para ver o que é que há.
O pato pateta/Pintou o caneco/Surrou a galinha/Bateu no marreco/Pulou no
poleiro/No pé do cavalo/Levou um coice/Criou um galo/Comeu um pedaço /
De jenipapo/Ficou engasgado/Com dor no papo/ Caiu no poço/Quebrou a tigela/
Tantas fez o moço/Que foi pra panela.
O amigo(a), me pediu para indicar um livro, ao escrever lembrei-me do grande poeta gaúcho Mário Quintana, com o poema Pé de Pilão, vale a pena ler.
Pé de Pilão
O pato ganhou sapato,
Foi logo tirar retrato
O macaco retratista
Era mesmo um grande artista
Disse ao pato:"Não se mexa
Para depois não ter queixa."
E o pato duro e sem graça
Como se fosse de massa!
"Olhe para cá direitinho:
Vai sair um passarinho."
O passarinho saiu,
Bicho assim nunca se viu.
Com três penas no topete
E no rabo apenas sete.
Espero que tenha ajudado, qualquer dúvida estou a disposição, não precisa mandar e-mail anônimo. Toda vez que recebo um e-mail referente a literatura comento na postagem, a dúvida da pessoa que mandou pode ser a dúvida de outra pessoa .Não coloco o nome aqui, a não ser que a pessoa autorize. Passeie pelo blog e verá que é assim.
Agradeço por ter enviado o e-mail amigo(a), seja sempre bem vindo(a) a Literatura Infantil. Beijinhos!!!

4 comentários:

  1. Caramba, não conhecia este poema do Quintana... Agora o do Vinicius...Tenho decorado até hoje...
    Mas me tira uma duvida, há uma gama boa de livros de poesias pra crianças?

    Bjuxxxx

    ResponderExcluir
  2. Passando aqui pra agradecer pelo carinho!
    Essa música do Pato eu sabia cantar todinha hehee
    bjus

    ResponderExcluir
  3. Oi Carlos sim há, postarei no blog
    Beijinhoas a vc

    ResponderExcluir
  4. Oi Athila, essa música é tudo de bom, as vezes, me atrapalho para cantar também!
    Beijinhos a vc

    ResponderExcluir

Design by Juliana Garcia