Literatura Infantil: A lebre e a tartaruga

quinta-feira, 13 de maio de 2010

A lebre e a tartaruga

Sempre gostei de ler fábulas, principalmente por trasmitir mensagens de lição de moral para crianças, e suas histórias sempre tem desenhos de animais.
E uma que mais gosto é da lebre e a tartaruga.

A lebre vivia a se gabar de que era o mais veloz de todos os animais. Até o dia em que encontrou a tartaruga. – Eu tenho certeza de que, se apostarmos uma corrida, serei a vencedora – desafiou a tartaruga.
A lebre caiu na gargalhada. – Uma corrida? Eu e você? Essa é boa!
– Por acaso você está com medo de perder? – perguntou a tartaruga. – É mais fácil um leão cacarejar do que eu perder uma corrida para você – respondeu a lebre.
No dia seguinte a raposa foi escolhida para ser a juíza da prova. Bastou dar o sinal da largada para a lebre disparar na frente a toda velocidade. A tartaruga não se abalou e continuou na disputa. A lebre estava tão certa da vitória que resolveu tirar uma soneca.
"Se aquela molenga passar na minha frente, é só correr um pouco que eu a ultrapasso" – pensou.
A lebre dormiu tanto que não percebeu quando a tartaruga, em sua marcha vagarosa e constante, passou. Quando acordou, continuou a correr com ares de vencedora. Mas, para sua surpresa, a tartaruga, que não descansara um só minuto, cruzou a linha de chegada em primeiro lugar.
Desse dia em diante, a lebre tornou-se o alvo das chacotas da floresta. Quando dizia que era o animal mais veloz, todos lembravam-na de uma certa tartaruga...

Moral: Quem segue devagar e com constância sempre chega na frente.Do livro: Fábulas de Esopo - Editora Scipione
Fonte: http://www.metaforas.com.br/

E o(a) leitor(a) gosta ou conhece alguma fábula ?
Beijinhos a todos!!!!

8 comentários:

  1. Olá Rute tenho três crianças em casa, li essa histórinha para eles que adoraram.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Adoramos fábulas. Com uma simples fábula, com tão poucas palavras, pode transmitir um enorme valor. Muito bem. Estamos acompanhando o seu lindíssimo blogue :)

    ResponderExcluir
  3. Vc tem toda a razão...
    "Quem segue devagar e com constância sempre chega na frente."

    Ah, adorei a fabula, conta mais... Conta mais... Conta mais...

    Linda, estou ausente do msn pq ando dormindo mais cedo, quando durmo tarde acordo muito indisposto e isto estava atrapalhando na Faculdade... Minhas notas até cairam...mas sempre depois do 12:00 estou on...ok?

    Bjuxxx

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito das mensagens das fabulas, principalmente as intrinsecas, ajudam a construir o carater quando somos ainda sementes!
    Essa semana assisti Alice no país das maravilhas e senti falta dessas mensagens das entrelinhas! Faltou um pouquinho dessa mágica!

    Abraço!!

    ResponderExcluir
  5. Olá sika, seja bem vinda a literatura

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pessoal do Leitura ao centimetro,beijos a vcs

    ResponderExcluir
  7. Ih,,,também não tenho ido não.
    Beijinhos a vc

    ResponderExcluir
  8. O que achou do Filme João? Tenho ouvido criticas não muito boa sobre esse filme. Vou assistir para ter opinião sobre..
    Beijinhos a vc

    ResponderExcluir

Design by Juliana Garcia