Literatura Infantil: Análise de Literatura Infantil

quarta-feira, 24 de março de 2010

Análise de Literatura Infantil

Como disse Paulo Freire:"A leitura do mundo precede a leitura da palavra daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade de leitura daquele"
Antes de ler as palavras, ouvir histórias e ler o mundo.
Ao ler e pesquisar livros e artigos pude perceber que a literatura infantil é um instrumento pedagógico extremamente relevante durante o processo da alfabetização, é um período que se inicia para criança um treino mais sistemático das correspondências do som-grafia e das palavras geradoras.
O texto literário deve ser priorizado com crianças que se iniciam no mundo da leitura e da escrita desde a educação infantil. A boa literatura deve sempre estar ao alcance da criança, pequena ou grande, já é um bom começo onde o objetivo é proporcionar a aprendizagem da leitura e produção de textos com o direito a vivenciaram plenamente sua infância.

Fonte: Esse texto faz parte da minha monografia do curso pós-graduação com o tema:Contar História:Uma Estratégia para o Desenvolvimento do Letramento Literário.

2 comentários:

  1. Rute, tenho uma sobrinha de 1 ano e 3 meses, será que vc pode dar umas dicas de como ler histórias pra ela!!!? ela é dispersa! rs....
    Amo seu blog.bjão!

    ResponderExcluir
  2. Oi querida, responderei na proxíma postagem ok? Beijinhos a vc

    ResponderExcluir

Design by Juliana Garcia