Literatura Infantil: Fevereiro 2009

sábado, 21 de fevereiro de 2009

O momento mágico de contar histórias


O ato de contar história, além da a tividade lúdica amplia a imaginação e ajuda a criança organizar sua fala, atravès da coerência e da realidade.
O ver, sentir, ouvir são as primeiras disposições da memória da pessoa. Contar história é uma experiência de interação. Constitui um relacionamento cordial entre a pessoa que conta e os que ouvem. A interação que se estabelece aproxima sujeitos envolvidos.Os contos enriquecem nosso espírito, iluminam nosso interior,e ao mesmo tempo nos torna protagonista na resolução dos problemas e mais flexíveis para aceitar deiferenças.
O exercício de contar histórias possibilita debater importantes aspectos do dia-a-dia das crianças. Contar histórias é também uma forma de ensinar temas éticas e cidadania e de proporcionar um mundo imaginário que encanta a criança. A criança necessita ouvir histórias para desenvolver sua imaginação, a observação, e a linguagem oral e escrita assim pelo prazer pela arte, a habilidade de dar a lógica aos acontecimentos e estimular interesse pela leitura.
Fonte : Felicia de Oliveira. Artigo. fleck-feofck@yahoo.com.br. Mestrada em Ciência de informação-PGCIN/UFSC)
Design by Juliana Garcia